Conflitos na Terra Santa impedem turismo religioso
Conflitos na Terra Santa impedem turismo religioso
Em meio aos conflitos na Terra Santa, Israel deixou de receber milhares de grupos de peregrinos na região. Desde o dia 7 de outubro de 2023, os conflitos se espalharam pelo território israelense e a Faixa de Gaza, impossibilitando o turismo religioso local e muitas peregrinações tiveram que repensar os roteiros para 2024.
Cerca de 70% da economia da cidade de Belém, terra natal de Jesus Cristo, vem do turismo. Até o momento, mais de 70 hotéis já fecharam as portas e o índice de desemprego disparou significativamente segundo a prefeitura local.
No momento em que os turistas retomavam os roteiros religiosos na Terra Santa, após dois anos de pandemia da COVID-19, a guerra segue causando impacto de milhões de dólares na economia local, segundo o Ministério do Turismo da Palestina. Em 2022, por exemplo, o retorno de milhões de peregrinos em cidades como Jerusalém e Nazaré, em Israel, que tiveram um Natal farto no ano passado, era quase como em 2019, quando testemunharam um recorde de visitações, com 4,2 milhões de turistas desembarcando na Terra Santa.
Com impacto da suspensão dos roteiros no local, o Padre Reginaldo Manzotti fará a Peregrinação dos Santos Italianos, como diretor espiritual, de 12 a 23 de maio, percorrendo as cidades italianas em que viveram quatro santos católicos: Santo Antônio (Pádua), São Francisco e Santa Clara (Assis) e São Pio de Pietrelcina (San Giovanni Rotondo).
“Em 2024 não será possível visitar a Terra Santa infelizmente. Vamos, em oração, pedir para que logo a paz reine na região. Mas vamos juntos mergulhar na vida de grandes santos que doaram suas vidas a Jesus Cristo e reavivar esse amor a Deus. Em cada lugar descobrimos como Deus agiu na vida dessas pessoas e que pode e age em nossa vida também! Eu faço questão de conduzir todos os momentos de espiritualidade para que além das belezas e da riqueza cultural da própria viagem, nós também possamos voltar para o brasil com o espírito reavivado e nossa fé reanimada” Diz Padre Manzotti.
A curitibana Maria Júlia Mazurek, já fez duas peregrinações com o Padre Reginaldo Manzotti. Uma das viagens teve como destino a Terra Santa (Jerusalém) e a segunda teve, no roteiro, localidades de Medjugorje, nos Balcãs, e o vilarejo de Pietrelcina, na província italiana de Benevento, terra natal do Padre Pio. “Foram experiências maravilhosas e inesquecíveis. A gente saiu da correria do dia a dia e mergulhou na espiritualidade, nos conhecimentos, convivências e nos costumes da época. Isso me permitiu um aprofundamento da fé e até hoje, ao participar das Missas, me transporto aos lugares e ensinamentos sobre a vida de Jesus, que são para a vida toda”, descreve.
A peregrinação passará por: Milão, Pádua, Veneza, Florença, Assis, San Giovanni Rotondo, Mont Gargano, Roma e pela primeira vez em Pompeia. Ainda no circuito italiano, os peregrinos vão participar do Congresso de Pentecostes em Assis, que reúne grandes nomes da música e da fé católica.