Música

Katchaka: Conheça o ritmo que está conquistando o Brasil 

Banda Corpo e Alma se consagrou no meio artístico juntando o estilo caribenho ao bailão; “Perigosa e Linda” bate 67 milhões de views 

Há quem afirme que a Katchaka é uma derivação da cumbia sonidera (mexicana); outros afirmam que é da cumbia colombiana; e outros que ela é uma ramificação da “cachaca” do Paraguai. Mesmo que seja uma paixão latina, o que importa é que o estilo dominou o Rio Grande do Sul e se tornou o carro-chefe da Banda Corpo e Alma, um dos principais grupos da atualidade no que chamam de “bailão”. 

O estilo é tão importante e marcante para a região Sul do país, como o forró é para o nordeste. Se eles têm o rei do baião, porque a katchaka não pode ter um representante à altura? E tem! Vanderlei Rodrigo foi nomeado o rei da Katchaka, natural de Três Passos (RS), noroeste do Estado, hoje, ele vive em Porto União (SC). 

Na década de 80 e 90,o cantor se apresentou junto com diversas bandas de bailão, incluindo México Show, Nova Era e Terceira Dimensão. O reinado da Banda Corpo e Alma começou também na década de 70, a banda está comemorando 53 anos de carreira. Ao longo das décadas, a banda teve várias formações e quando Vanderlei entrou no grupo sugeriu que trabalhassem a katchaka. Começa a história de sucesso da banda. 

Hits consagrados como Aquela dos Olhos Negros, Alô Meu Amor, Katchakeira e Mentirosa, entre outros. Com mais de 50 anos de história, Corpo e Alma vive um novo período áureo. Tudo começou com o DVD comemorativo de cinco décadas da banda, de 2022. O registro traz Perigosa e Linda, que estourou em todo o estado.

A nova versão ganhou projeção nas redes sociais, especialmente no TikTok, fazendo o grupo obter um Disco de Platina Duplo pela plataforma de distribuição digital OneRPM ao contabilizar 500 milhões de streams. São mais de 25 milhões de reproduções de Perigosa e Linda no Spotify e mais de 66 milhões de visualizações no YouTube.

A banda está lançando o EP Classe A, faixa a faixa, nas plataformas digitais. Em 18 de outubro, irá gravar o DVD Incomparáveis na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo