Mauricio de Souza, founder e chairman do Grupo Nella, comemora sucesso junto com celebridades como Lucas Veloso, Pedro Motta, Elainne Orives, Arthur Aguiar e Mano Walter, depois de receber dois prêmios de Destaque e de Homem do Ano na Aviação Internacional no Brasil
O sucesso é parte da vida de Mauricio Souza, assim como os grandes desafios aos
quais se propôs para construir a sua carreira como empresário. Dotado de uma grande
habilidade para administrar recursos e solucionar problemas, que o acompanha desde
a infância. Ele soube aproveitar muito bem as oportunidades colocadas em sua frente
e crescer, mesmo nos cenários mais complicados, onde a impossibilidade já era uma
realidade na visão de muita gente.
Seus resultados falam por si e sua trajetória é um grande exemplo para qualquer um
que deseje saber como transformar dificuldades em realizações. Este ano, grandes
conquistas vieram para coroar os seus esforços e lançar luz em sua vida inspiradora,
que passa a ser vista por todo o Brasil. Maurício Souza foi agraciado pela Academia
Brasileira de Honrarias ao Mérito com duas grandes premiações. Ele recebeu a Cruz do
Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek em duas modalidades: como Homem
do Ano no Empreendedorismo Internacional e como Empresário do Ano em Solo
Estrangeiro. “Estes prêmios são a culminância de um trabalho realizado com muita
dedicação, mantendo sempre o foco nas pessoas. A Nella Airlines é uma empresa que
preza pela satisfação plena de seus clientes e busca constantemente formas de
melhorar os seus serviços e sua estrutura”, declarou o empresário.
O evento de premiação aconteceu no dia 12 de setembro de 2022, no Plenário do
Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em uma
solenidade que reuniu os empresários e personalidades mais importantes do cenário
nacional. A tradicional premiação, comandada pelo Comendador Regino Barros,
acontece há mais de 20 anos e é considerada a maior honraria da sociedade brasileira,
refletindo o espírito empreendedor do Presidente Juscelino Kubitschek e mantendo
viva a chama da inovação e criatividade do empreendedorismo no Brasil.
Com uma trajetória profissional impressionante, que começa ao sair da oficina
mecânica de sua família, aos 17 anos. Maurício Souza já mostrava ali o seu grande
potencial administrativo. “Deixei a oficina com suas contas sanadas e fui o responsável
por um grande crescimento na empresa”, conta. Era apenas o começo.
Dali, ele foi para uma grande companhia brasileira do setor de Siderurgia e Mineração
na condição de aprendiz mecânico, e com iniciativa e espírito empreendedor
aguçados, obteve grande êxito em trazer uma inovação que fez com que a gigantesca
empresa diminuísse em praticamente 90% o seu custo de manutenção de grandes
equipamentos de mineração, fator que despertou o interesse de seus superiores em
investir no jovem aprendiz que apresentava diferenciais fora do comum para sua idade
e experiência de vida.
Em pouco tempo, e ainda antes de completar 20 anos de idade, recebeu inúmeros
prêmios de destaque nesta grande companhia, e logo abriu sua primeira empresa,
iniciando uma operação de prestação de serviços de transportes e inteligência logística
para este importante grupo Brasileiro de Siderurgia e Mineração.
“Minha primeira empresa cresceu mais de 300% ainda nos 2 primeiros anos fiscais, o
que logo despertou a curiosidade de empresas do segmento de transportes que
passavam por dificuldades em manter suas operações e via a minha empresa
crescendo a passos largos, e foi aí que comecei a ser contratado por meus até então
concorrentes, para prestar consultoria e ajudar na reestruturação dessas empresas
visando implementar tecnologias e engenharias financeiras que promovessem a
diminuição do custo por Km rodado que sempre foi um dos maiores problemas para as
empresas de transporte e logística no Brasil, face aos altos custos de combustível e
manutenção”, relata.
As consultorias de sucesso e o êxito em sua transportadora que em pouco tempo se
transformou em uma grande empresa de transporte rodoviário de cargas do Centro
Oeste Brasileiro, fizeram com que ele fosse visto por outros mercados, em especial,
por outros modais ainda no mercado de transportes.
Um sonho que ganhou asas
Maurício sempre foi centrado, focado e determinado. Ainda antes do advento de
sistemas e tecnologias de apoio existentes nos dias de hoje, ele conseguiu
implementar melhorias em processos logísticos e de manutenção que lhe renderam,
além de destaque no mercado, recursos financeiros que proporcionaram a aquisição
de diversas empresas com o propósito de reestruturá-las, elevar seu posicionamento
comercial e consequentemente seu valor e posteriormente vendê-las com significativa
margem de lucro.
“Minha paixão pelos transportes sempre foi latente, e não obstante minha obstinação
pelos transportes rodoviários, eu sempre sonhei em ganhar asas. Certa vez, ao visitar
um afilhado de casamento no Panamá, ele abriu a porta dos fundos de sua casa para
me mostrar o seu quintal, que dava de frente para uma pista do aeroporto
internacional e lá estava um belo Boeing 737. Naquele instante, o meu coração parecia
querer sair pela boca, foi quando tive a certeza de que seria inevitável meus sonhos
ganharem asas”, lembra.
Aos 33 anos, e após o nascimento de sua filha Antonella, nascida nos Estados Unidos
da América por força de circunstâncias de seu trabalho, ele iniciou as operações do
Grupo Nella, empresa que carrega em seu nome uma homenagem à sua filha caçula, e
que surgiu para aportar diferenciais no serviço aéreo nos Estados Unidos e em boa
parte da América Latina, com investimentos volumosos voltados a novas tecnologias
que privilegiem a qualidade e a segurança em voos domésticos e internacionais de
passageiros e cargas.
“Posso dizer que além de minha fascinação por criar empresas e fazê-las grandes, ter o
nome de minha filha como primeira motivação e propulsão para o Grupo Nella aporta
uma carga de responsabilidade ainda maior para que eu dê o meu melhor no sentido
de fazer o grupo crescer de maneira sólida e sustentável”, diz Maurício.
Nella Airlines na maior feira do mundo
Em 2021, ano em que o mercado da aviação sofria um duro golpe causado pela
Pandemia de Corona Vírus que assolou o planeta, Maurício Souza percebeu grandes
oportunidades em uma eventual retomada, e por meio do Grupo Nella, adquiriu uma
das maiores companhias aéreas da Bolívia, a Amaszonas, que passava por sérios
problemas financeiros. Um ano após a aquisição pelo Grupo Nella, que é uma empresa
americana, a companhia Boliviana sanou cerca de 90% de suas dívidas, reestruturou suas operações de voos comerciais, recuperou o crédito no mercado e retomou importantes slots nos principais aeroportos da Bolívia.
A Bolívia, mais uma vez se tornou um cenário de triunfo para o empresário, que agora
participa, com a sua companhia aérea, da que é considerada a maior feira do fundo: a
EXPOCRUZ.
A feira é promovida pela FEXPOCRUZ, que é uma instituição boliviana, sem fins
lucrativos, que se tornou a maior plataforma de intercâmbio comercial e social da
Bolívia. Ela foi fundada em 1962 pelas duas instituições produtivas mais
representativas de Santa Cruz, que possuem destaque a nível internacional: a Câmara
Agropecuária Oriental (CAO) e a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de
Santa Cruz (CAINCO). Um espaço para empreendedores, empresários e visitantes
criarem conexões e viverem experiências memórias, que geram resultados e
desenvolvimento para toda a sociedade.
O evento impressiona pelos seus números: são mais de 1 milhão de visitantes e 3 mil
marcas expositoras em uma gigantesca área coberta de 21.300m 2 , com 5 salões de
eventos, além de uma área descoberta de 44.500m 2 . Além de gerar negócios, também
gera mais de 75 mil empregos diretos e indiretos no período de organização do evento
e estes números crescem a cada ano.
A FEXPOCRUZ é reconhecida como o principal Centro de Negócios da Bolívia e os
valores promovidos pela feira vão de encontro aos valores praticados na Nella Airlines,
que são: compromisso, integridade, inovação e visão global. A EXPOCRUZ 2022,
acontece de 16 a 25 de setembro deste ano, no Centro de Convenções de Santa Cruz e
conecta a Bolívia com o mundo, através de suas exposições e eventos.
A participação da Nella Airlines neste evento de proporções mundiais é um sinal do
que está por vir, através dos grandes planos traçados por Maurício Souza para sua
companhia aérea.
A construção de um legado
Toda a história de Maurício Souza está sendo registrada em uma biografia que será
lançada em breve. O livro está em fase de produção e promete ser um lançamento que
tem muito a acrescentar à literatura de negócios no mundo. Ainda este ano, teremos
também o lançamento de mais um projeto editorial que vem para somar à gama de
realizações do empresário: a revista Nella Magazine.
A publicação customizada será uma vitrine de toda a cultura organizacional do Grupo
Nella, trazendo um conteúdo dinâmico, relevante e diversificado, com matérias sobre
turismo, cultura, business e lifestyle, além de histórias de sucesso de parceiros e
clientes da Nella Airlines. A revista conta com a direção geral de Paulo Martins,
profissional renomado na área da comunicação, que também foi premiado com a Cruz
do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek e é produzida pela editora baiana
Nova Imagem, sob a coordenação da Agência JK 360*.
“A força da mídia impressa ainda se faz presente, mesmo em um mundo digital. A
conexão de uma revista com o seu público é física e emocional e a Nella Magazine
nasce com o intuito de gerar mais identificação da empresa com as pessoas que viajam
através dela, além de ser um incrível registro de uma história de crescimento e
sucesso, do qual cada uma destas pessoas também fazem parte”, explica Paulo. O
lançamento da revista será divulgado em breve.
Acompanhe a Leia Nella Magazine em suas redes sociais
@mauriciosouza
@nella
@leianellamagazine
www.leianellamagazine.com